Contra o câncer
Abacate


Nome científico: Persea gratissima
Família: Persea Lauraceae



Propriedades Nutricionais: É rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas,vitaminas, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante.
Propriedades Medicinais: O abacate beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sanguíneos, sua gordura age como um antioxidante, bloqueando a toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias. Alem disso, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes.


Acerola



Nome científico: Malpighia glabra
Família: Malpighiaceae

Propriedades Nutricionais: Muito rica em vitamina C, também é fonte de betacaroteno, vitaminas do complexo B e dos minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio e manganês.
Propriedades Medicinais: Ajuda na manter as defesas do corpo e, provavelmente reduz o risco de alguns tipos de câncer. Alem disso, pode diminuir a taxa de colesterol no sangue e é boa fonte de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.


Framboesa

Propriedades Nutricionais: É rica em carboidratos e fibras (pectina), sendo por isso boa para repor energias.
Propriedades Medicinais: Possui atividade antiviral, anticancerígena e apresenta alto teor de aspirina natural. Alem disso, as folhas possuem um efeito antidiarréico e antiinflamatório.


Graviola



Nome científico: Annona muricata
Família: Annonaceae

Propriedades Nutricionais: Rica em carboidratos. Contem também cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e vitamina C.
Propriedades Medicinais: Indicado para combater diarréias. Considerado um importante aliado no combate de mais de doze tipos de câncer.


Kiwi



Nome científico: Actinia chinensis
Família: Actinidaceae
Propriedades Nutricionais: Rico em vitaminas C, E e potássio.
Propriedades Medicinais: Possui propriedade santianêmica, antiescorbútica e digestiva. É utilizado na medicina chinesa para o tratamento do câncer de mama e estômago.


Laranja



Nome científico: Citrus sinensis
Família: Rutaceae
Propriedades Nutricionais: Vitamina C e ácido fólico, possui minerais como cálcio, fósforo e potássio. Contém a fibra pectina
Propriedades Medicinais: Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns câncer.


Limão



Nome científico: Citrus limonum
Família: Rutaceae
Propriedades Nutricionais: Os principais componentes do limão são o acido cítrico, avetamina C e bioflavonóides.
Propriedades Medicinais: O limão é um dos melhores remédios para o escorbuto. Também é eficaz contra alergias, estresse, fadiga, gripe, dor de cabeça, congestão, câncer e outro males


Melancia



Nome científico: Citrulus vulgaris
Família: Cucurbitaceae
Propriedades Nutricionais: Possui hidratos de carbono, betacaroteno e vitaminas dos complexos B e C. Apresenta fósforo, ferro e muita água. Também possui licopeno e glutationa.
Propriedades Medicinais: recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. O suco elimina o acido úrico, alem de limpar o estômago e o intestino. Além disso, protege contra câncer e a oxidação celular.


Morango



Nome científico: Fragaria vesca
Família: Rosaceae

Propriedades Nutricionais: tem muita vitamina C, betacaroteno, cálcio, fósforo, sódio, potássio, silício e em menor quantidade vitamina A e B
Propriedades Medicinais: estimula os processos de absorção do organismo infantil. O morango aumenta a resistência às infecções e tem ação anticancerígena.


Uva



Nome científico: Vitis vinifera
Família: Vitaceae

Propriedades Nutricionais: rica em carboidratos, mas também possui pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.
Propriedades Medicinais: ajuda a ativar os rins, atua contra varias enfermidades do intestino, fígado e abdômen. A uva também é rica em depósitos antioxidantes e anticancerígenos.
http://www.seagri.ce.gov.br/siga/frutas_na_alimentacao.pdf
Para o cerebro
Os brócolis
Mantém o teu cérebro numa desempenho superior.De acordo com pesquisas feitas pela Faculdade de Londres este alimento melhora a memória e auto-estima o que ajuda a retardar o processo de envelhecimento.Os brócolos não só ajudam a manter o seu cérebro em ótima forma como também a mantê-lo jovem. Assegura-te de que comes regularmente brócolos
O chocolate
Contém numerosas substâncias químicas que tem uma reação positiva no cérebro. Após ingestão de uma quantidade significativa de chocolate, pessoas submetidas a testes revelaram-se espontaneamente mais alertas, melhor concentradas e recordaram mais informação.
O chocolate negro é rico em magnésio, mineral importante para a concentração e memória. A ação das flavonóides confere-lhe a propriedades antioxidantes e a presença de ácido gálico e de flavonóides atribui-lhe uma função cardioprotetora que baixa a tensão arterial.
A banana
Apesar de ser considerado um fruto que engorda, a verdade é que a banana é rica em vitaminas, sais minerais e glícidos (açúcares), Por isso come bananas de vez em quando. Elas fazem bem ao teu cérebro. Melhoram a criatividade e atividade intelectual .
Os peixes gordos, como o atum, a sardinha ou o salmão
São bons para o cérebro, sobretudo das crianças, e uma refeição, cinco vezes por semana, é a garantia de que se dá ao cérebro tudo o que ele precisa para que os neurônios funcionem bem. Os peixes são ricos em ácidos gordos ômega-3. Estes contribuem com alguns benefícios para o nosso cérebro, incluindo melhorias de aprendizagem, uma melhor memória, ajudam a combater alguns transtornos mentais como a depressão, transtornos de humor, esquizofrenia, e demência.

O ovo
É um alimento importante para o cérebro pois possui colina, nutriente presente na gema que contribui para a neurogênese, já a clara contém a glutamina, essencial para constituir o DNA, ou seja, o material genético de novas células na massa cinzenta.
O mirtilo e outros frutos vermelhos
Mantêm o cérebro mais ativo durante mais tempo. Os frutos vermelhos são uma excelente fonte de antioxidantes, especialmente o mirtlo, a groselha. Os antioxidantes têm vindo a desempenhar um papel de extrema relevância em relação ao envelhecimento, para além do fornecimento básico de vitaminas e nutrientes ao organismo ajudam a combater as perdas de memória, a depressão e retardam o efeito da idade. Ao ingerir frutos vermelhos está ingerindo vitaminas C, B1, B2 e B6, magnésio, fósforo, cálcio, potássio, ferro, zinco, cobre, ácido fólico.

http://entranaciencia.blogspot.com/2009/01/top-dos-5-alimentos-melhores-para-o.html

Os Alimentos Neuroprotetores
São os agentes antioxidantes, como os bioflavonóides e carotenos, presentes nas frutas cítricas, na uva (principalmente as escuras), nas frutas vermelhas (morango, amora e cereja) e laranjas (pêssego, caqui, mamão, manga e damasco) e na maçã. Quanto às hortaliças, insista nas de folhas escuras, como as couves, a bertalha e o espinafre. Nos legumes: a abóbora, a cenoura e a beterraba.
A vitamina E (tocoferóis) está presente nas sementes e nos óleos vegetais prensados a frio, como o de soja, linhaça e girassol, assim como no germe de trigo. Óleos vegetais refinados são pobres de micronutrientes de valor terapêutico.
Entre os minerais, as revelações são o zinco - encontrado em doses generosas na semente de abóbora, no iogurte e nos cereais integrais; e o selênio, que está concentrado na castanha do Pará e em menores doses nos grãos integrais, na cebola e no alho. 
Por fim, o ômega-3 dos peixes de água fria, que também protege os neurônios. Mas ele está presente em altas doses na semente de linhaça e no seu óleo prensado a frio.
Os Alimentos Regeneradores das células
A colina e a lecitina, substâncias fartamente encontradas na fração oleosa da soja e na gema do ovo, têm papel fundamental na composição da membrana gordurosa que reveste os neurônios. E, haja colina, pois as funções cerebrais de aquisição e armazenamento de novos dados, exigem mais intensamente pela formação de novas células. Bem, não dá para sair comendo ovo em excesso, mas é possível fazer uso diário de suplementação alimentar com a lecitina isolada de soja (1 grama/dia).
Elas estão presentes também, mas em menor concentração, no germe de trigo, nas leguminosas e no levedo de cerveja. Está provado que o consumo de alimentos que contêm colina durante a gravidez e na fase de aleitamento influi beneficamente no desenvolvimento cerebral da criança.
Os Alimentos que Estimulam as conexões cerebrais
Os alimentos deste grupo contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar. É o caso da fisetina, que marca presença nas frutas já citadas. 
As vitaminas do complexo B também facilitam a comunicação entre as células e tais substâncias são mais comuns em alimentos de origem animal como as carnes, peixes, aves, vísceras, leite e derivados. Entretanto, nos vegetais como os cereais integrais, sementes, germe de trigo, soja e demais leguminosas, também estão presentes, porém em menor concentração. 
Finalmente, o fósforo, que se encontra nos peixes, no germe de trigo e ainda nas sementes de girassol e abóbora.
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=06746

Escrito por : Giovanni Limberger