Castanha de caju

Nome: castanha de caju

Nome científico:  Anacardium occidentale L.

Benefícios:  Essa fruta é rica em carboidratos e proteínas. Possui ferro, cálcio, fósforo, sódio e inúmeros tipos de aminoácidos, inclusive o argimino, que se converte em óxido nítrico, alargando as artérias e diminuindo a pressão sanguínea, auxiliando no controle da hipertensão. Também é formada por fitoquímicos e fitoesteróis, elementos anticancerígenos. É abundante em fibras e em gordura monossaturada, que ajuda no aumento dos níveis de HDL, o bom colesterol
 O óleo de castanha de caju pode ser matéria-prima para a síntese da lasiodiplodina, substância já conhecida por atuar contra a leucemia (câncer de sangue). Esse componente e seus derivados foram avaliados quanto ao potencial de ação na morte de linhagens de células tumorais. Cinco substâncias se mostraram mais efetivas em relação ao câncer de boca e, outras cinco, quanto ao câncer de mama. Desses dez compostos, sete apresentaram atividade em 24 horas e, as demais, em 48 horas.
 O caju ajuda tratar de: anemias, diabetes, feridas, febres, frieiras, gripes, infecções na garganta, Intestino solto, sífilis, tensão nervosa.


Contra Indicações: Como acontece com todos os alimentos, a recomendação é que elas não sejam ingeridas em excesso. Por outro lado, deixando-as fora do cardápio, você abre mão de grandes parceiras na busca do peso ideal. 
Quando aliadas a uma dieta, as oleaginosas auxiliam no emagrecimento, já que são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por equilibrar o nível de açúcar no sangue e ativar o metabolismo da queima de gorduras.



Dados Bibliográficos:

Escrito por: Guilherme